Analytics

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Os selos editoriais da Amazon e as Livrarias Independentes

Neste final de semana, vários tuits, de diferente pessoas que eu sigo comentavam a estratégia da Amazon, que esta ampliando sua própria linha editorial.
Entre diversos comentários e links, encontrei esta matéria da Publishers Weekley( clique aqui para ler no site) que entrevista proprietários de livrarias independentes (indies), que deixam claro que não pretendem ajudar a gigante a devora-los, ou seja, não irão comprar os livros, os impressos que fique bem claro, a não ser que recebam encomendas ou que algum titulo se torne um best-seller.
Considerando a participação que a Amazon tem no mercado americano, dificilmente isto seria o suficiente para impedir o crescimento desta nova empreitada de Jeff Bezzos.
Um ponto que pode ser relevante para a velocidade do crescimento destes selos, é o receio que alguns agentes expressam, sempre em off, de que autores importantes não queira ter seus livros publicados por estes selos, sabendo que não terão presença nas prateleiras das livrarias. Mas e quando estes mesmos agentes pensarem nas chances de vendas no formato digital para o Kindle, será que os autores serão resistentes por quanto tempo?
Taí um movimento para se acompanhar de lupa, como diz a matéria, todos os olhos voltados para a Amazon.

Nenhum comentário: