Analytics

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Como os profetas do apocalipse explicarão isto?

Muita gente comemorando o crescimento das vendas de livros nos USA. Atenção, estou falando do livro impresso.

Ok, e-books tem um índice de crescimento gigantesco (1.274 %, clique aqui para ver detalhes da matéria), mas como explicar que diante da crise financeira que assola o mercado americano, no país que mais se vendem e-readers e e-books o livro impresso cresça em vendas?

  • Será talvez porque a comparação seja com o ano de 2008, quando explodiu a crise? Mas o estouro da bolha foi em Outubro, apenas 2 meses não seriam suficientes para dar esta diferença toda, principalmente se acreditarmos que o livro digital é "devorador" de vendas do impresso.
  • Então talvez porque de lá para cá os livros tenham ficados mais caros? Não, as vendas em unidades cresceram também.
  • Então porque o mercado expandiu e não o contrário? Talvez porque muitas das pessoas que engrossaram a estatística de um crescimento superior à 1.000%, não só não deixaram de comprar livros impressos, bem como outras que não compravam acabaram estimuladas a ler no papel coisas que não estavam no digital.

Mas será que com a ampliação da oferta do digital perderemos estas migrações que estão acontecendo agora?

Esta é uma pergunta boa de encontrar a resposta.

Por hora eu sugeriria que os Profetas do Apocalipse descessem dos seus cavalos, embainhassem suas espadas e nos ajudassem à entender estas mensagens cifradas vindas do além.


2 comentários:

Marta Gomes Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marta Gomes Souza disse...

vc disse: "com a ampliação da oferta do digital perderemos estas migrações que estão acontecendo agora"
Estou com um livro sendo trabalhado por uma editora e grafica as quais serao pagas tudo por minha conta mesmo, mas a editora me desanimou quando disse que as distribuidoras e livreiros estao pedindo em conjunto 60% de comissao, a editora fica com 10% e eu... ? ou seja segundo a editora voces lucram mais do que os proprios escritores.Eu ate achei que era mentira, e dispensei distribuidora e respectivos livreiros pois achei um absurdo isso, mas tb nao acreditei muito nessa historia, pois achei que poderia ser mentira mesmo (vc sabe q mineiros sao desconfiados)!Mas se for verdade , isso extinguirá a profissao do livreiro, pois os escritores estao sendo obrigados a migrar para os livros digitais ao inves de terem tanto prejuizo...Pois onde ja se viu o dono de uma obra ganhar menos do que o vendedor da obra?É como se eu colocasse uma casa pra vender em uma imobiliaria, pelo valor de 100 mil, quando vendesse, a imobiliaria(os livreiros e distribuidores)) ficaria com 60 mil de minha casa, o corretor(a editora) ficaria com 10 mil, e eu com 30 mil de uma casa que eu mesma contrui com meu esforço dinheiro e suor! Voce entende o que anda acontecendo?poderia me esclarecer isso ou desmentir o que as editoras andam dizendo por ai?