Analytics

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Mais é menos ou menos é mais?

Ainda durante o Forum, o Fábio da 24x7 explicou seu modelo de negocio para todos e ressaltou a importância da precificação de um livro para seu sucesso, de acordo com a estratégia para as sua máquinas. Livros acima de R$ 10,00 no preço de capa, tornam-se pouco atraentes, pois o consumidor dos seus serviços espera comprar um livro para ler rapidamente, durante um trajeto de viagem de metro. Para ele um livro que vender menos que 100 exs no mês é prejuízo.
Pois bem, livrarias em geral sofrem barbaridade para ter livros que atinjam este montante. Quando expliquei para a platéia que na Superpedido não vendemos livros com preços de capa inferior a R$ 15,00 pude ver a expressão de susto em algumas faces.
Movimentar um livro por este preço numa operação muito grande é totalmente inviável, à rigor esta ação custa a mesma coisa que processar um livro de R$ 700,00, pois as etapas do processamento são as mesmas, receber, conferir, guardar, lançar no sistema, emitir pedido ao cliente, separar fisicamente, embalar e expedir.
O distribuidor é exatamente o meio do caminho e no meio do caminho, as margens são, na melhor das hipóteses,a metade dos outros agentes do mercado. Um distribuidor tem que entender de livros, sem dúvida, mas tenho aprendido à duras penas, que temos que entender muito mais ainda de fazer contas.

Nenhum comentário: