Analytics

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Varejo de livros está crescendo?

Estatística e pesquisa não servem de muita coisa se a gente não contextualiza as informações apuradas. Desde a semana 36 de 2018, tanto a Rede Cultura como a Saraiva já estavam com seus acervos muito ruins, devido à restrição de crédito das editoras, já prevendo a Recuperação Judicial anunciada posteriormente por estas livrarias.

É consenso que as duas grandes redes representavam quase 40% do varejo de livros no Brasil, portanto o desabastecimento delas impactou sensivelmente nos números reportados nos últimos 3 meses do ano anterior.

Agora em 2019, após a aprovação e a homologação dos dois acordos de RJ, a tendência é que na comparação deste trimestre com o mesmo período de 2018 haja um "crescimento", o que ao meu ver é apenas uma pequena recuperação do buraco maior.

Se esta reacomodação de composição do estoque das duas redes irá permitir a recuperação do ano todo é desafio de adivinhação.

Acredito que é possível, porque diante do cenário econômico atual se tem um presente bom para se dar neste Natal este item responde pelo nome de LIVRO.

Cabe a nós, profissionais do mercado, transmitir apropriadamente esta mensagem aos brasileiros.
https://pubn.ws/vKYkc

Nenhum comentário: