Analytics

terça-feira, 23 de outubro de 2012

10 milhões em ação, prá frente Brasil !

Se você está lendo esta texto on-line ou através das newsletters geradas automaticamente por ser um dos seguidores do Blog VivoDeLivro, com certeza já sabe o que é o LinkedIn e como é importante a informação que o Brasil atingiu a marca de 10 milhões de usuários cadastrados.

Como há outros que me dão a honra da leitura através de e-mails reenviados gentilmente por colegas de trabalho e amigos, há uma chance de entre meus leitores haver outros que não estejam tão familiarizados com este nome, que representa a maior rede social de contatos profissionais no mundo.  Para explicar melhor o LinkedIn, sugiro assistir o vídeo que incorporei aqui.


Eu tenho me valido desta rede social enormemente.  Se por acaso perco o contato com algum colega ou profissional com quem mantive algum relacionamento e porventura preciso reativar esta relação, não tenho dúvida de onde ir para resolver o assunto. Até mesmo para encontrar profissionais com os quais ainda não tive contato direto, mas estão na lista de algum dos meus outros contatos, usando corretamente a etiqueta básica da rede social, pude iniciar contatos que se estenderam para além dos contatos através da rede.

Como o conceito desta rede social é exatamente este, estreitar relacionamentos profissionais e facilitar os negócios, quem recebe um contato do LinkedIn sabe que  não vai ficar recebendo convites para joguinhos chatos  ou compartilhar fotos do nascimento dos gatinhos da sua vizinha. Quem está lá, está pondo na vitrine suas realizações profissionais e a influência que pode gerar através de seus relacionamentos, portanto dá uma indicação de como a pessoa conectada pode ser útil para chegar a um objetivo, sem hipocrisia. Estamos ali  em busca de businness.

O fato de sermos o terceiro maior usuário desta mídia social é significativo, estamos empatados com o Reino Unido  e atrás apenas de Índia e Estados Unidos. Clique aqui para ver a notícia no blog da rede. Significa que a nossa tradicional cortesia nos contatos sociais também encontra paralelo no mundo virtual. Pelo gráfico aqui anexado e também no link, podem ver que a concentração  de usuários reflete exatamente as regiões com maior geração de negócios do país. Portanto, há ainda muito há ser explorado pelos  profissionais brasileiros, porque o mundo on-line não precisa se restringir as barreiras do mercado físico.


Verdade que ainda me surpreendo com alguns profissionais que conheço e admiro  e descubro que eles não estão na rede. Pode ser que neste momento eles estejam tão seguros de suas atuais ocupações que não sintam necessidade de sair em busca de contatos on-line, mas posso garantir a todos vocês uma coisa. O fato de ter construído uma identidade on-line e relacionamentos via mídias sociais antes de tomar a decisão de sair em voo solo, foi fundamental para o sucesso de cada uma das ações que dediquei.

Portanto, se aceita uma sugestão, não espere precisar para se se linkar a este mundo.

Nenhum comentário: