Como há outros que me dão a honra da leitura através de
e-mails reenviados gentilmente por colegas de trabalho e amigos, há uma chance
de entre meus leitores haver outros que não estejam tão familiarizados com este
nome, que representa a maior rede social de contatos profissionais no mundo. Para explicar melhor o LinkedIn, sugiro
assistir o vídeo que incorporei aqui.
Eu tenho me valido desta rede social enormemente. Se por acaso perco o contato com algum colega
ou profissional com quem mantive algum relacionamento e porventura preciso
reativar esta relação, não tenho dúvida de onde ir para resolver o assunto. Até
mesmo para encontrar profissionais com os quais ainda não tive contato direto,
mas estão na lista de algum dos meus outros contatos, usando corretamente a
etiqueta básica da rede social, pude iniciar contatos que se estenderam para
além dos contatos através da rede.
Como o conceito desta rede social é exatamente este,
estreitar relacionamentos profissionais e facilitar os negócios, quem recebe um
contato do LinkedIn sabe que não vai
ficar recebendo convites para joguinhos chatos ou compartilhar fotos do nascimento dos
gatinhos da sua vizinha. Quem está lá, está pondo na vitrine suas realizações
profissionais e a influência que pode gerar através de seus relacionamentos,
portanto dá uma indicação de como a pessoa conectada pode ser útil para chegar
a um objetivo, sem hipocrisia. Estamos ali
em busca de businness.
O fato de sermos o terceiro maior usuário desta mídia social
é significativo, estamos empatados com o Reino Unido e atrás apenas de Índia e Estados Unidos.
Clique aqui para ver a notícia no blog da rede. Significa que a nossa
tradicional cortesia nos contatos sociais também encontra paralelo no mundo
virtual. Pelo gráfico aqui anexado e também no link, podem ver que a concentração
de usuários reflete exatamente as
regiões com maior geração de negócios do país. Portanto, há ainda muito há ser
explorado pelos profissionais brasileiros,
porque o mundo on-line não precisa se restringir as barreiras do mercado
físico.
Verdade que ainda me surpreendo com alguns profissionais que
conheço e admiro e descubro que eles não
estão na rede. Pode ser que neste momento eles estejam tão seguros de suas
atuais ocupações que não sintam necessidade de sair em busca de contatos
on-line, mas posso garantir a todos vocês uma coisa. O fato de ter construído uma
identidade on-line e relacionamentos via mídias sociais antes de tomar a
decisão de sair em voo solo, foi fundamental para o sucesso de cada uma das
ações que dediquei.
Portanto, se aceita uma sugestão, não espere precisar para
se se linkar a este mundo.
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