Analytics

domingo, 27 de maio de 2012

Como estão as editoras nas Redes Sociais?

Baseado na minha avaliação do Klout Score onde obtive 58 pontos, resolvi avaliar o score de algumas editoras que frequentam normalmente a lista de mais de mais vendidos do PublishNews, a única confiável ao meu ver. 
Os meus 58 pontos me dão um posição de relativa visibilidade nas mídias, mas meu conteúdo é muio focado e meu público muito restrito. Livreiros, funcionários de editoras e interessados no Negócio do Livro. Editoras de best -sellers deveriam ter uma visibilidade ainda maior.
Analisei o número de seguidores do Twitter, quantidades de Curtir nas FanPages ( quem tem só perfil no Facebook eu desconsiderei) e quantidade de usuários inscritos no canais do YouTube. Para avaliar o nível de atualização destas empresas, anotei a data do ultimo post no Twitter feito por cada uma. Detalhe, esta análise foi feita num domingo à tarde, podemos considerar que todas trabalharam apenas até sexta feira, portanto há 2 dias seus escritórios estão fechados, mas para as redes sociais sábados e domingos são os ótimos dias para encontrar seus seguidores em condições de acessar suas informações mais relevantes.
Não esqueça que todo smartphone hoje já vem com aplicativos de Twitter e Facebook já instalado e que no sábado e domingo estamos mais disponíveis e relaxados para acessar um vídeo, um texto mais longo ou um convite para uma atividade realizada pela editora. O twitter dispõe de vários mecanismos que permitem que você agende um post para uma data e horário mais atraente para que seja mais visível, portanto qualquer um que esteja com o tempo de atualização maior ou igual à 1 dia, perdeu chances de estar em contato com seu público.
 
Dê uma olhada nesta lista (clique na imagem para ampliar), elas estão ordenadas pela  pontuação no Klout. Veja o número de seguidores e compare com seus números. As que constam como Lista de Mais Vendidos = SIM, tem títulos entre os 20 mais vendidos publicados pelo PublishNews na última sexta, as demais já fizeram parte da lista neste ano, mas não estão entre os primeiros no ranking do site na semana passada.
Vários dados merecem atenção, como por exemplo a editora Novo Conceito, praticamente uma novata em comparação com as demais primeiras colocadas, não é difícil associar a sua boa performance na lista à uma atuação caprichada nas redes sociais também.
Considerando todas estas questões, pare para pensar um pouco mais no assunto.
Falando nisso, o que sua editora vai fazer de inovador com as redes sociais durante a Bienal de São Paulo?

Agosto está logo ai!


Nenhum comentário: