Analytics

sábado, 20 de agosto de 2011

Geração de Mutleys

Este artigo do Kanitz, me lembrou de um outro texto que li recentemente do Thomas Wood Jr, na Revista Carta Capital.

O artigo trata de dois casos estarrecedores de administrações públicas que adotaram o modelo de premiar escolas e professores com dinheiro, baseado em resultados de provas. Usando "indicadores" manipuláveis e práticas nem um pouco éticas, duas instituições de ensino em locais distantes como Java e Atlanta, nos Estados Unidos, usaram e abusaram de manipulações para obterem prêmios e verbas para suas escolas. Clique aqui para toda a matéria.


Esta prática, inspirada nos modelos de bônus de executivos, ao meu ver tem formado uma geração de Mutleys, aquele cachorrinho cínico do desenho de Hanna & Barbera (será que ainda passa na TV?)

O Mutley, companheiro constante de Dick, o Vigarista  ( pelo nome dá pra imaginar o tipo) , fazia toda sorte de barbaridades para o patrão chegar na frente nas corridas, sem o menor constrangimento e só emitia dois tipos de sons, a famosa risadinha cínica  ou o bordão " Medalha, medalha, medalha", esperando por um prêmio por executar suas sórdidas tarefas.

Não estou estigmatizando o modelo de premiação, mas construir equipes ou empresas baseadas neste princípio é um estímulo para atrair o cãozinho e seu chefe para sua empresa.

Se você tem menos de 30 e não sabe do que estou falando, ou então se quer matar as saudades, deixo os dois vídeos abaixo para seu divertimento.
Parece com alguem que você conhece?



Nenhum comentário: