Analytics

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Estudando o mercado de livros..


Nesta ultima sexta estava programado um curso meu na Escola do Escritor, conforme avisei aqui, que acabou não acontecendo. Na véspera da palestra a Maria Ester, coordenadora dos cursos me informou que não havia atingido a quantidade mínima de inscritos para sua realização. Mais do que ficar triste por perder a oportunidade de estar junto com livreiros para tratar de assuntos tão caros aos nossos negócios, me preocupa uma questão que ainda é uma constante no nosso mercado. A dificuldade de liberar a equipe em horário comercial para fazer cursos, treinamentos e outras atividades tão importantes para que os profissionais das livrarias possam aprender mais. Em outros cursos que apresento, sempre que um material é muito focado apenas no varejo, percebo que a dificuldade de atrair uma plateia apropriada é imensa. Ok, longe de mim a pretensão de achar que o que tenho para mostrar é tão importante assim que se torna imprescendível que um livreiro venha me ouvir, mas esta dificuldade em atrair audiência das livrarias não tem sido exclusividade minha, embora tenha algumas lotações para comemorar, mas nem de longe a capacidade de atrair público nas palestras focadas para o livreiro se compara com a facilidade que é encher uma sala quando o tema é relacionado à editoras, logistica outros pontos mais ligados à industria e menos ao varejo. Será que sempre seremos assim? As editoras se aprimorando e as livrarias deixando as prateleiras caírem sobre nossas cabeças para tentarmos entender o que acontece nos balcões...

Um comentário:

Vania Lacerda disse...

Oi, Gerson!
Olhe, o assunto me interessa mto, até tentei me inscrever, mas recebi essa mesma resposta, de que a palestra havia sido cancelada.
Houve pouca divulgação, eu mesma só fiquei sabendo aqui pelo seu blog, e ainda assim na véspera...rsrs.
Não sei se há pouco interesse das livrarias. Acho mesmo é que quase não há livrarias. Há as redes (Saraiva, Cultura, Fnac), que naturalmente já tem seus proprios sistemas e treinamentos internos. Fora as redes, sobra muito pouco, em SP.
As livrarias independentes do interior e de outros estados, tem a dificuldade da distancia.
Bom, sei é que estou querendo ouvir essa sua palestra já há algum tempo...uma hora há de dar certo. Ou então, uma hora dessas convenço vc a vir tomar um café comigo e trato de puxar o assunto...