Analytics

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Sobre líderes e Líderes

Existe uma discussão que sempre que colocada em questão deixa o tema acalorado. Líderes nascem ou líderes se formam?
Eu tenho uma opinião adicional. Líderes se FORJAM. Em algum momento da vida de um determinado grupo de pessoas, que foram feitas com material(formação) mais resistente, ao lidar durante um prolongado tempo com fogo alto e marreta pesada, estas pessoas foram forjadas de tal forma que se tornam espada que corta e não quebra.
Outros podem até se comportar como líderes, parecem líderes, se acharem líderes, mas na hora que são sacados da bainha para enfrentar a adversidade (e esta sempre vem), revelam-se inapropriados para o campo de batalha.
Portanto para mim é fato consumado, líderes até são formados, mas esta formação veio de berço e sem esta base, dificilmente terão desempenho condizente com a nomenclatura. Aproveite para assistir esta entrevista do Abilio Diniz.

Um comentário:

larroc disse...

Concordo com a sua opinião e acrescento algumas idéias aí nessa sua percepção do tema. Eu considero que diferente do que muitos pensam a condição de líder não é estática, não é um título comprado, sindicalizado e irrevogável, essa condição é por natureza: dinâmica. Pessoas e projetos são dinâmicos e se desenvolvem ao longo do tempo, são testados ao longo do tempo, e é nesse processo que atuam ou não como líderes. Então, a liderança é uma condição dinâmica de visão, intuição – vinda da experiência - e resultados.