Analytics

domingo, 15 de agosto de 2010

Pegadinha do Jeff Bezzos

Está todo mundo comentando a noticia de que a Amazon vendeu mais livros eletrônicos que livros físicos.
As pessoas só nao prestaram atenção direito na mensagem, bem possivelmente foi uma pegadinha da assesssoria de imprensa que a Amazon fez e a nossa imprensa caiu direitinho na tramóia. Se você ler o texto do New Yor Times (clique aqui) vai ver que a matéia cita um tipo especial de livros, o Hard Cover. Para quem não está familiarizado o mercado americano publica os títulos em diferentes formatos, Hard Cover, Paper Back, Pocket Books são os mais frequentes. Alguns títulos são lançados em apenas um destes formatos outros, devido ao sucesso, passam por vários formatos.
Pois bem a noticia ao pé da letra diz que os e-books para o Kindle, leitor eletronico da Amazon, vendeu mais que os livros no formato Hard Cover , livros de preço mais caro devido ao acabamento.
Isto é bem diferente de que vender mais e-books do que printed books, não é mesmo?
Ainda tem muita gente repetindo coisas sem saber o que esta falando.

2 comentários:

Jorge H Moraes disse...

Rapaz, veja como são as coisas: ainda ontem conversava com um amigo comum nosso e explicava a ele exatamente isso, as diferenças de formatos que existem no mercado americano e que essa gente que escreve em jornais parece não saber.
Vida longa ao livro físico!

Gerson Ramos disse...

Então, par ao publico em geral haver duvidas sobre os formatos de livros é compreensivel, mas para um jornalista?! O mínino que se espera de um "profissional" desta área é que esteja familiarizado com o livro, mas enfim do jeito que anda o jornalismo hoje em dia, devemos nos dar por satisfeitos se eles souberem escrever.