Analytics

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Custos da consignação...

Muito se tem dito sobre a saturação do modelo de consignar livros, que hoje está fortemente arraigado na comercialiazação do livro no Brasil. Não há mais espaços nas livrarias para receber novos livros e as editoras amargam custos enormes com os envios e depois de um longo tempo de exposição dos títulos nas livrarias, com um índice de acerto aquém do desejado, descobre que se trouxer os livros de volta para casa, os custos da operação jogam na vala os lucros desejados com a operação.

Oh!, espero que você não tenha ficado indignado quando disse "Lucros desejados".

Editoras são empresas. Empresas almejam lucro. Quem faz filantropia são entidades assistenciais.

Se não há lucro, não há novos livros, novos autores e nem muito menos editoras saudáveis em condições de municiar nossa sociedade com textos, obras de relevo.

Como resolver problemas como este? Com soluções que podem esbarrar em pontos controversos.

Trazer os livros de volta é muito caro, muitas vezes ( mais do que desejável) eles voltam sem condições de revenda. O que a editora faz? Descarta o livro.

A editora pode cobrar os danos do cliente? Pode mas a relação se torna muito desgastante, um diz que o dano foi causado pelo outro e nunca chega-se a um consenso.
Vamos falar mais do caso

2 comentários:

satelite disse...

Gerson, acredito que as editoras deveriam fortalecer o livreiro para que com isso fortalecido possa ser arrojados em suas promoções em escolas, cansei de ir em escolas oferecer alguns produtos para professores e alunos e os professores pedir 20 a 30% de descontos, ja que as editoras fazem isso, e o nosso custo de frete, funcionários, impostos, etc..., a editora não deveria dar tanto descontos para professores e sim aumentar para o livreiro para assim fortalecido ele trazer o professor, aluno e consumidores em geral com promoções e descontos, o livreiro fortalecido não iria precisar de consignação.

Beco Existencial disse...

Tenho muito interesse no assunto consignação;..
Existe forma de montar uma livraria por consignação?