Analytics

terça-feira, 30 de março de 2010

Nook

A BN.com tem metas ousadas, crescer 100% sobre 2009 na venda de livros digitais, bem como do aparelho Nook. Ok, como disse antes não fazemos a menor ideia de quanto isso quer dizer na verdade, mas usando o exemplo que a Patrícia usou façamos a seguinte comparação com o uso do MP3. Em 2004 a penetração do formato de compressão digital detinha apenas 5% de participação dos usuários, em 2008 esta participação já atingia 38% dos ouvintes de música. Evidente que não dá para comparar o consumo de música com o consumo de leitura, são experiências completamente distintas, mas o pequeno espaço de tempo em que separam os dois números denota um potencial de mudança para algum tipo de consumo de livros. Uma informação muito interessante dela sobre o POD (Print On Demand) é que a B&N pretende mudar, em pouco tempo, a aquisição de livros estrangeiros que contenham principalmente textos para esta modalidade. Lógico, faz todo sentido, para que pagar fretes caros e custos operacionais se você pode imprimir localmente com a mesma qualidade? Caso ainda não conheça, saiba um pouco mais do Nook com este vídeo.

4 comentários:

Vania Lacerda disse...

Então...claro que o livro em si não corre risco. O que corre risco é o seu atual suporte. O papel das editoras, a grosso modo, continua o mesmo, com adaptações, claro. Já as livrarias, sei não... Talvez a gente tenha que pensar em outros modelos.

Cristóvão Pereira disse...

É possível se comprar um Nook da B&N e utilizá-lo do Brasil baixando conteúdo, da mesma forma que é possível no Kindle?

Julio disse...

Don't buy nooks by crooks: Comprei um nook em Bolder Colorado e o vendedor me garantiu que poderia baixar livros com o meu cartão de crédito brasileiro, mas isto não é possível. Depois me dei conta que há uma observação no site da BN quanto a esta restrição, mesmo assim sei que fui enganado pelo vendedor. Não compro mais nada na BN e recomendo que não comprem. Escrevi 3 e-mails a BN pedindo explicações e nenhuma resposta.

SMafra disse...

Compre na Kobobooks.com. Funciona direitinho no nook.