Analytics
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Consolidação dos mercados
Realizei hoje uma reunião de excelente nível com a Editora Artmed. Para quem não sabe esta editora recentemente adquiriu o catálogo da editora McGraw Hill no Brasil e ainda no segundo semestre do ano passado anunciou um ambicioso projeto com a participação do BNDES para aquisições de outras empresas com perspectivas de crescimento inorgânicos (aquisições de editoras) para muito breve.
Tudo isso demonstra uma tendência que a consolidação do mercado é um caminho sem volta. Grandes empresas precisam fazer este movimento para enfrentar a concorrência internacional e dos grande grupos que também vêem se apresentando, dia a dia.
Para quem faz uma leitura negativa deste fato, convido para pensar diferente. Acredito que um dos maiores empecilhos para que o mercado tenha crescido de forma mais expressiva foi a baixa profissionalização que caracteriza nossas práticas comerciais. Quando grandes editoras se tornam grandes grupos editoriais, uma profissionalização é indispensável.
Esta profissionalização rende frutos para toda a cadeia, distribuição e varejo incluídos. Impossível passar por estas etapas sem que alguns modelos de negócios sejam alterados de forma radical.
E ai, mais um vez quem se adapta e reage mais rapidamente à estas mudanças, pode mudar o cenário do mercado.
Palmas para aqueles se lançam neste desafio, pois quem passar neste teste vai poder contar historias de uma empresa de longa vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário