Analytics

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

O livreiro que calculava...

A lembrança de Malba Tahan sempre me inspira, lembro de muitas passagens de seus livros nos momentos mais variados da minha vida. Pode parecer piegas, mas os textos deste autor carioca que povoaram minhas leituras de escola surgem na minha memoria afetiva com muita frequência.

Inspirado no Homem que Calculava, que sempre oferecia seus conhecimentos aos que encontrava pelo caminho, gostaria de propor-lhes uma fórmula para preparar seu planejamento de vendas deste novo ano. Abra uma planilha eletrônica e liste numa coluna os valores das vendas de cada mês do ano anterior. Na última linha faça uma soma do total dos 12 meses. Numa coluna ao lado dos números de cada mês divida este número pelo valor do total para obter a participação percentual de cada mês. Depois defina quanto você quer crescer sobre o ano passado ou simplesmente qual o valor que você quer atingir ao final de 2009. Divida esta meta total desejada pela participação percentual de cada mês e veja se estes números são factiveis para os meses que virão. (clique na imagem acima para ampliar)

Melhor ainda se puder dividir pelo número de dias em que sua loja irá funcionar em cada um destes meses. Parece uma conta boba, mas já vi muita previsão dar em nada quando confrontada com esta formula simples. Agora lembre-se, meta a gente começa a conquistar no primeiro dia de cada mês, no primeiro dia do ano, não no fim do mês, quando já esta muito tarde para correr atrás. Boa sorte.

Nenhum comentário: