Analytics

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Preço dos livros


De vez em quando alguém, sem ter nenhum envolvimento com o negócio do livro, profere uma sentença sobre o motivo de o livro ser tão caro. Agora mesmo, procurando um material na internet para atualizar o blog, encontrei uma pessoa que só faltou pedir a prisão de livreiros e distribuidores ao culpá-los pelo custo do livro. Todo mundo já deve conhecer o reverso da teoria de "Tostines", o livro é caro porque vende pouco, ou vende pouco porque é caro? ( se você tem menos de 30 anos clique aqui para assistir o comercial que consagrou a "teoria de tostines", sem tem mais que isso, aproveite para relembrar).

Poderíamos fazer comparações com preços dos livros em diversos países, mas o que importa mesmo é o que o nosso consumidor pode e está acostumado a pagar.

Sem dúvida, tem editoras que erram feio na precificação do livro e depois de 36 meses do lançamento tem que vende-lo em ponta de estoque por alguns centavos, mas na maior parte do tempo temos visto recentemente produções muito competitivas.

Vamos fazer comparações com livros ao preço de capa médio em R$ 35,00.

Em São Paulo, uma boa pizza, daquelas entregues em casa não sai por menos de R$ 30,00, sem refrigerante, se for à pizzaria então, a coisa fica muito pior. Hummm, você acha que a comparação não é boa? Aceito sugestões. Faça seu comentário e vamos ver o que vamos descobrir.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Gerson,
Gostei do seu blog e do modo como você fala de livros e literatura.
Verdade! Livro no Brasil é muito caro, porque o custo para se confeccionar um livro e vendê-lo é muito alto nesse país bonito, mas muito pobre. Depois, quase ninguém lê, e muitos dos que conseguem ler não entendem o que lê.
Falta educação boa para os brasileiros e incentivo para se publicar livros.
Lógico, esses que não conseguem ler e não têm condições de comprar um livro, preferem comprar uma pizza por R$ 35,00. Livro não se come, dizem! ...E com razão!
Em algumas partes do nosso país bonito, deixar de ser ignorante é um grande luxo.
E se o autor do livro for um escritor independente, que manda publicar sob demanda, além de pagar para imprimir, ainda bota dinheiro do bolso para vender.
-50% para a livraria
-15% para a distribuidora
-10% retido pela editora
Sobra 25%. Se o preço de capa for os R$ 35,00, ele fica com R$ 7,50.
As boas editoras por demanda cobram em torno de R$ 9,00 por livro, para uma impressão de 1.000 livros, por exemplo.;
Eu mesmo tenho um livro publicado:
A MULHER O XX E A SUPERIORIDADE, 230 páginas, (sem falsa modéstia é um bom livro, gostoso de se ler do início ao fim). Tem uma capa chamativa e boa para vender.
Mas minha editora é pequena, muito boa e séria,...e não tem uma boa distribuição. É a Editora ALL PRINT.
Falando nisso, por que a ALL PRINT não trabalha com a SUPERPEDIDOS?
O livro está somente na Cultura e na Cia.dos Livros; eu consegui colocar, poucos exemplares, na Livraria da Vila e em algumas bancas especializadas. Mas sem uma boa distribuidora não consegue vender quase nada.
Quem sabe você pode dar uma força, já que conhece muito esse mercado e gosta de literatura, como dá para perceber.
(Sei que você não é um agente literário, nem editora, mas com seu conhecimento ficaria mais fácil).
Se você quiser saber um pouco sobre meus livros, (tenho vários escritos, mas somente um publicado) por favor, perca um tempinho e entre no meu site:
WWW.SITEDOSLIVROS.COM
É um site útil, agradável e cheio de assuntos culturais.
(Se você permitir, posso linkar seu blog no meu site. Tem mais de 60.000 acessos por mês).

I.Boris Vinha
iborisvinha@sitedoslivros.com
www.sitedoslivros.com
11 9191-7172

Profissional disse...

Ola i.boris. Ao contrário da sua sugestão eu não perdi um tempinho no seu site, eu ganhei um tempinho lá. Muito interessante, de fato eu nao conhecia a obra, peço que encaminhe um exemplar aos cuidados de Compras na Superpedido e vmaos conversar. Por favor, pode botar meu link no seu site, será uma boa divulgação. Abraços e apareça sempre.

Anônimo disse...

Olá Gerson, obrigado pela retorno!
Já "linkei" o seu blog no meu site.
Inclui, inclusive, o site da Publisnews.
Veja em Assuntos Interessantes, do lado direito do site: www.sitedoslivros.com ... em Interesses Culturais.
Agora, quanto a mandar um exemplar para você,...como faço? Envio eu mesmo ou a Editora All Print envia?
...E para qual endereço enviar?
Agradeço a informação.
O site da Publishnews também é muito interessante e útil, por isso o "linkei" no meu site.
Abraços!
I. Boris Vinha

Anônimo disse...

Olá, Boris e Gerson,

Está correta esta distribuição?
Tinha visto:

40% para a livraria
10% para o distribuidor
50% para a editora (dos quais entendo que 25% são para autor).

Minha dúvida está nestes 10% de diferença da livraria...

Diogo
diogo.broner@terra.com.br