Analytics

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Por que participar de pesquisas?


Recentemente publiquei aqui no blog o resultado de uma pesquisa feita com algumas livrarias que foram convidadas a responder um questionário on-line para avaliar suas perspectivas de investimentos nos seus estabelecimentos, considerando os cenários atuais e futuros, envolvendo desde questões práticas do dia a dia até os planos para o livro digital. Clique aqui para visualizar os resultados.


Com base nestas respostas, fizemos algumas análises que podem ajudar outros livreiros a direcionar seus investimentos. Ninguém revelou nenhum grande segredo, mas ao mesmo tempo todos compartilharam informações preciosas entre si.
Responder pesquisas e depois avaliá-las é uma prática nova no mercado editorial que precisa ser muito mais desenvolvida. Especialmente em um momento que surgem tantas novidades e os envolvidos no negócio estão receosos quanto ao futuro de seus empreendimentos. Ou seja, exatamente como nos sentimos agora.

No segundo semestre de 2013, a Nielsen Brasil irá apresentar ao mercado as análises obtidas através do BookScan, que coleta as vendas diretamente nas livrarias e processa as informações em confronto com um banco de dados muito bem preparado para esta finalidade. Considero este um dos momentos mais importantes do mercado editorial brasileiro, não só porque estou prestando consultoria para apoiar sua implantação no Brasil, mas porque tenho visto nos países em que o BookScan já é utilizado a qualidade das informações ali obtidas e como uma análise mais meticulosa pode trazer benefícios inequívocos para toda a cadeia. Tomar decisões de investimentos baseadas apenas em “achismos”, prática recorrente em nosso meio, induz a erros constantes. Análises baseada apenas nos seus históricos e ignorar as tendências do mercado, permite deixar escapar oportunidades que num estudo como este, surgem com mais nitidez para quem investe em suas análises. Em resumo, quem se dedicar tempo e dinheiro em pesquisa, vai ter vantagem competitiva frente à concorrência.

Neste momento a Fundação Biblioteca Nacional está fazendo uma pesquisa de avaliação sobre os resultados da primeira fase do edital de livros de baixo preço. Se você cadastrou sua livraria para participar do programa, é muito importante que você faça suas sugestões e comentários, somente assim projetos tão inovadores como este podem evoluir para atender seus objetivos.

Até mesmo para avaliar continuidade do programa, que neste momento deverá ser reavaliado pelas novas diretrizes do Plano Nacional do Livro e Leitura, responder esta pesquisa é fundamental. Sobre este assunto das mudanças em curso tanto na FBN quanto no PNLL, voltarei ao tema quando houver definições. Por enquanto ainda é muito cedo para que possamos interpretar as implicações para todos no mercado.

Se você se cadastrou como PDV no programa, dê mais uma vez sua contribuição fundamental para os futuros programas de aquisição de acervo para as bibliotecas de acesso público no Brasil

 Clique aqui e responda ao questionário

Participe e ajude o desenvolvimento de politicas públicas para o livro e leitura.

Nenhum comentário: