Analytics

terça-feira, 26 de junho de 2012

Sem invenções na hora de inventariar

Conversando com alguns livreiros pude constatar que todos tem muitas dúvidas sobre como realizar suas contagens de estoques e principalmente como atualizar estas informações nos seus sistemas de gestão depois destas contagens feitas, principalmente porque todos contam com livros consignado e livros comprados nas suas prateleiras.
Muitas vezes, um mesmo título pode conter disponibilidade nos dois casos. O pior cenário é quando o sistema de gestão da loja não contempla se um determinado item está em uma ou outra situação. Se o seu software esta neste caso a única orientação que posso sugerir é:
Troque de fornecedor, este sistema não presta!
Simples assim, diga isso para seu prestador de serviços e ele irá dar uma solução muito rapidamente, ou não dará nenhuma e você irá em busca de um fornecedor que atenda esta necessidade.
Sem dispor desta informação é impossível gerir estoques consignados, se você não possui estes dados na mão, está sujeito à acatar a informação de disponibilidade que a editora te enviar, o que constar no relatório da editora e você não tiver vendido e nem estiver mais no seu estoque, você terá que pagar, sem ter como rastrear o histórico de movimentações para poder constestar a cobrança como indevida ou não.
Considerando que esta questão esta resolvida e sua loja possui informação de quais títulos e quantidades são de sua propriedade, porque vocês as comprou em conta firme, e quais títulos e quantidades foram consignados por seus fornecedores, é fundamental que no mínimo uma vez por ano (o ideal seriam duas) que você faça um inventário físico e o confronte com os números do sistema.

Mas para um inventário ser bem sucedido há algumas regras que não podem ser desconsideradas, caso contrário a acuracidade das informações será totalmente perdida.

Para não deixar este post muito longo, vou separar as etapas em diferentes posts, assim espero te ajudar nesta ação fundamental para sua empresa.

Nenhum comentário: