Analytics

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Admirável Mundo Velho

Enquanto eu preparava comentários e observações sobre o Congresso do Livro Digital, ocorrido na semana passada aqui em São Paulo, procurando pontos relevantes para os profissionais que estão na linha de frente das áreas comerciais de suas empresas, tive que ser trazido à realidade primária do nosso mercado com questões mais comezinhas.

É dificil idealizar sobre o futuro do negócio do livro, quando nos deparamos com práticas arcaicas e ultrapassadas no dia a dia das empresas aqui no livro físico.

Algumas editoras e livrarias estão preocupadas, corretamente eu diria,  com o impacto que o consumo de conteudo digital terá em suas empresas. Ótimo! Mas não dedicam um 10% desta mesma preocupação com a profissionalização de suas empresas e a solução de problemas primários nas questões operacionais do velho livro impresso e deixam o dinheiro das vendas perdidas escorrer pela mão.

Esta minha observação crítica, vem dos casos estranhos que tenho me deparado no atendimento dos pedidos das bibliotecas para o Edital de Livros de Baixo Preço, desenvolvido pela Fundação Biblioteca Nacional.

Não vou citar nomes das empresas, mas a falta de visão estratégica e pensamento voltado apenas para o imediatismo no produto que já deveriam estar plenamente aptos para tratar, denota uma vocação amadora que será ainda mais trágica no mundo digital, onde a velocidade e a competência são cobradas à cada instante.

Sugestão! Quer estar vivo quando o consumo de conteudo digital for realidade?  Seja primeiro competente com o impresso!


Nenhum comentário: