Analytics

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Manipulação na lista dos mais vendidos

Qualquer pessoa que trabalha no comércio de livros tem alguns motivos para duvidar das listas de mais vendidos publicadas pela imprensa.
Verdade seja dita, muitas vezes mais pelo viés que geram os pontos de vendas consultados, frente aos históricos que temos nas mãos do que por manipulação deliberada.
Mas desta vez o caso foi grosseiro.
Como era possível que um livro que agitou o cenário político, as redes sociais, deixou clientes batendo de porta em porta de livrarias atrás de um exemplar, não aparecesse em lugar nenhum da lista mais consultada pelo mercado?
A lista da Veja impressa na edição que foi as bancas no final de semana, não exibe o livro Privataria Tucana em nenhuma das 30 posições que permitem a versão impressa, embora o local apropriado para este título seja entre os primeiros postos da categoria Não Ficção, mas no minimo entre os 10 era de se esperar que o encontrássemos por lá.

Nem mesmo na versão On-line, que contem a lista estendida, não apenas os 10 mais vendidos de cada categoria como é tradicional na versão de papel da revista, mas 20 best-sellers de cada categoria, fazendo jus às facilidades de espaço que uma publico virtual possui.
Mas ali também não era possível encontrar o livro de Amaury Ribeiro Jr.

Desde que o PublishNews começou a publicar a soma total das quantidades informadas por cada ponto de venda, este tipo de "erro" ficou mais difícil de engolir.

Depois de o alarde ter sido dado pelas redes sociais, de novo esta danadinha, a Revista Veja alterou a lista no site incluindo o noivo fenômeno de vendas.
veja o caso com mais detalhes no blog do Nassif:
E agora, a confiança nas listas que já não era estas coisas, foi por ralo abaixo.
Ainda bem que temos o PublishNews...

Nenhum comentário: