
Verdade seja dita, muitas vezes mais pelo viés que geram os pontos de vendas consultados, frente aos históricos que temos nas mãos do que por manipulação deliberada.
Mas desta vez o caso foi grosseiro.
Como era possível que um livro que agitou o cenário político, as redes sociais, deixou clientes batendo de porta em porta de livrarias atrás de um exemplar, não aparecesse em lugar nenhum da lista mais consultada pelo mercado?
A lista da Veja impressa na edição que foi as bancas no final de semana, não exibe o livro Privataria Tucana em nenhuma das 30 posições que permitem a versão impressa, embora o local apropriado para este título seja entre os primeiros postos da categoria Não Ficção, mas no minimo entre os 10 era de se esperar que o encontrássemos por lá.
Nem mesmo na versão On-line, que contem a lista estendida, não apenas os 10 mais vendidos de cada categoria como é tradicional na versão de papel da revista, mas 20 best-sellers de cada categoria, fazendo jus às facilidades de espaço que uma publico virtual possui.
Mas ali também não era possível encontrar o livro de Amaury Ribeiro Jr.
Desde que o PublishNews começou a publicar a soma total das quantidades informadas por cada ponto de venda, este tipo de "erro" ficou mais difícil de engolir.
Depois de o alarde ter sido dado pelas redes sociais, de novo esta danadinha, a Revista Veja alterou a lista no site incluindo o noivo fenômeno de vendas.
veja o caso com mais detalhes no blog do Nassif:
E agora, a confiança nas listas que já não era estas coisas, foi por ralo abaixo.
Ainda bem que temos o PublishNews...
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