Analytics

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Os números e os livros

Já dizia Pitágoras e  Malba Tahan transformou a citação em título de livro "Os números governam o mundo"

Estava justamente analisando dados das livrarias no Brasil para o Projeto Livro Popular agora à pouco e ao ler o blog do Nassif encontrei interessante matéria sobre a disponibilidade de livros nas bibliotecas, assinada pro Bruno Bocchini. Clique aqui para ver a matéria completa.

Analisando os dados do Anuário Brasileiro de Livrarias, produzido pela ANL podemos constatar que 80% dos pontos de vendas de livros no país estão em 3% dos municípios. Ok, temos municípios muito pequenos, com mais de 90% da população em área rural, muitos problemas para serem enfrentados.


Agora o que dizer quando olhamos para a cidade de São Paulo, o  terceiro maior orçamento da União que ao ter o acervo de suas bibliotecas analisado apresentou um indice de menos de 1 livro por morador?


São 90 distritos na capital do estado mais rico do pais,destes apenas 2, a Sé e Liberdade apresentaram um índice maior que 2 livros por habitante, meta recomendada pela UNESCO.

A UNESCO também recomenda que para cada 10 mil habitantes haja uma livraria e os números da ANL exibem um resultado bastante desalentador.

Por isso tudo que o Plano do Livro Popular precisa de muito apoio, porque sem superarmos estas barreiras, dificilmente poderemos dizer que o pais está construindo cidadãos melhores.

Se os números tem que governar o mundo, seria bom que fossem números dos quais nos orgulhássemos, não é mesmo?

Nenhum comentário: