Analytics

domingo, 6 de junho de 2010

Como a Copa afetará os negócios...

Todo mundo ansioso pelo início da Copa, pipoca e bandeirinha preparadas. Mas e a vendas? O que vai acontecer com o movimento de nossas empresas nestes dias. No início só os jogos do Brasil importam, mas com o tempo e se a seleção canarinho passar para as próximas fases ( Toc, toc, pé de pato, mangalô 3 vezes) os jogos de outros times irão despertar o interesse dos torcedores, que por acaso são clientes das livrarias, que compram os livros das editoras. Isso significa que as lojas ficarão vazias nos horários de jogos.
Alguns tipos de varejo estimulam que os clientes assistam os jogos dentro dos seus próprios estabelecimentos, mas uma livraria não é o melhor lugar para juntar um grande grupo de pessoas dispostas a socar as paredes e disparar palavrões a cada jogada.

Considero que a melhor alternativa é interromper as atividades, instalar TVs para sua própria equipe e retornar ao trabalho pelo menos 15 minutos depois do final da partida.

Confira a tabela do campeonato (veja aqui a Tabela do UOL) e instale avisos na loja explicando como será a programação de horários da loja para cada partida, pois alguns jogos serão as 15:30 e outros as 11:00hs.

Já que não dá para convidar os clientes para torcer dentro da loja, por que não montar bolões?

Quem acertar os resultados poderia ter descontos especiais ou concorrer à um pacote de livros, que você pode retirar do seu estoque de baixo giro ou através de parcerias com seus fornecedores. Assim tentar com criatividade evitar que os horários de loja vazia diminuam excessivamente o ticket médio do dia.

Agora é torcer, pela venda do mês e pelos nossos craques.

2 comentários:

LIVRARIA ATHENAS disse...

Gerson, muito boa sua dica, mas os brasileiro torcem assim: se o brasil ganha, cerveja para comemorar e se perde? cerveja para afogar as mágoas, o que fazer? Acho que devemos é fechar as lojas no horário dos jogos e aproveitar os dias que não tem jogo para faturar. Em tempo sou cliente da superpedido, pargunto quais os brindes voces dariam para promoção do bolão?

José Arteiro Muniz

Gerson Ramos disse...

Ola Jose Arteiro. É isso mesmo feche a loja no horario e abra depois com alguma promoção.
Nos preparamos tb um esquema de bolão para dar prêmios para o livreiro, distribuidor tem menos margem para bonificar livros.
Boa copa