Analytics

domingo, 16 de novembro de 2008

Livros por Hora

Recentemente participei da convenção da Rede Nobel e uma questão tratada rapidamente me despertou bastante a atenção. Quantos livros uma loja precisa vender por hora? Ou melhor, quantos livros cada funcionário tem que vender por hora para cumprir os objetivos do dia?


Pode parecer simplista, mas é uma estratégia de convencimento bem eficaz. Basta fazer um cálculo do preço médio praticado pela livraria, dividir pela meta desejada para o mês e depois dividir pelo número de horas de funcionamento da loja, depois dividir pelo numero de atendentes da área de vendas.

3 comentários:

jaime disse...

Gerson,

até acho que pode ajudar mas, para bater metas, nada melhor que participação financeira no resultado mensal da livraria, isto é, comissão sobre as vendas.

Gerson Ramos disse...

Sem dúvida, a participação nos resultados é o melhor caminho. A idéia de "medir a velocidade" das vendas em livros/hora ajuda a manter o foco no fato que a melhor hora de fazer uma venda é agora, log em seguida, um pouco mais a frente e assim por diante, rs rs rs.

Jorge H Moraes disse...

Ah, só uma pergunta: dá para combinar com os clientes antes, avisá-los de que precisam entrar nas lojas, encontrarem atendentes bem dispostos e fundamental: que precisam passar no caixa?
Abraços