Analytics

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Diario de Bordo


Este blog não tem intenção de ser um diário para relatar acontecimentos cotidianos, mas sim um espaço para troca de informações sobre práticas e estratégias comerciais para o mercado de livros, principalmente para os livreiros. O nome deste post foi motivado por uma lição que aprendi na Fnac, um instrumento muito simples e de excelente utilidade para uma análise sobre os resultados de uma loja. Todo mundo está de acordo que é fundamental olhar os números do passado e estabelecer metas para o futuro? Todo mundo também concorda que um dia nublado traz mais clientes para a loja do que um dia ensolarado com céu azul?

Olhar para o mês de Agosto do ano passado e projetar suas expectativas é algo muito simples. Mas você pode ir além disso e entender também porque o primeiro sábado de Agosto de 2007 foi tão diferente do primeiro sábado do mesmo mês em 2008. Você lembra se choveu naquele dia? Será que houve a presença de um autor autografando e por isso a loja ficou mais cheia? E aquele dia que o sistema de vendas pifou e você só começou a registrar as vendas na parte da tarde?

A ideia de um diário de bordo é justamente anotar numa agenda, numa planilha em qualquer lugar de fácil acesso, dia a dia, ocorrências como essa, de forma que uma consulta rápida às anotações do ano passado permitam lembrar coisas tão simples como essas. E lembre-se de aproveitar as lições do passado para melhorar os resultados hoje.

Um comentário:

diogo disse...

Boa idéia!
Gostei!