Analytics

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Baseando-se em evidências...

Depois das minhas notas sobre índices de desempenho, vou fazer uma pequeno jabá aqui de um título bem interessante. Trata-se do livro " A Verdade dos Fatos- Gerenciamento baseado em evidências", escrito por Jeffrey Pfeffer e Robert Sutton, publicado no Brasil pela Campus Elsevier. Eu tive a oportunidade de assistir um curso apresentado pelo Mr Pfeffer, realizado aqui em SP pela HSM e uma das coisas que o autor mais insiste é na necessidade de que as decisões sejam tomadas baseadas em dados coletados na fonte. Muitas vezes algumas informações são consideradas como verdade absolutas, até que alguém as derrube por terra simplesmente ao conferir a validade, ou a veracidade, destas informações. Lembrei deste livro hoje quando fui consultado sobre a viabilidade de fazer uma ação de divulgação de um livro, considerado pela editora como elitizado, em lojas de shoppings. Na pré avaliação da editora, este tipo de loja, ou o tipo de cliente desta loja, poderia não responder muito bem à proposta do lançamento. Eu respondi que a não ser que se tenha em mãos uma pesquisa de mercado que exponha claramente qual perfil de leitor frequenta esta ou aquela loja especificamente, esta avaliação poderia estar mais baseada em preconceitos do que em elementos racionais, portanto excluir lojas de shoppings apenas por isso, poderia gerar muito mais um erro do que uma ação mais direcionada, que era o desejo da editora. Você já parou para pensar se no dia-a-dia não está tomando decisões também baseadas em achômetros ? Decidindo o que, como, onde quanto, quando e como investir se fiando no" ouvi dizer"?

4 comentários:

Anônimo disse...

Vou postar um comentário aqui. Não aguentei! Com certeza eu vou comprar este livro. Pode lançar onde for! Venho trabalhando mto com consequências geradas por decisões tomadas em "redes informais" sem antes consultar uma fonte verdadeiramente validada pela verdade evidente. Algo tão importante para o mundo dos negócios. Muito obrigada ao mesmo tempo que parabéns pelo seu blogger. Grande abraço.

Elaine Pivoto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gerson Ramos disse...

Obrigado Elaine. As participações em comentarios ajudam a gente a perceber como diferentes temas podem interessar às pessoas. Acho que vc tb já deve ter passado maus bocadso por deccisoes tomadas pelas pessoas sem se basear em dados minimamente confiáveis...Vamos torcer para que menos profissionais sejam vitimas, ou causem vítimas, deste hábito tão arraigado nas empresas em geral.

Elaine Pivoto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.