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sábado, 19 de julho de 2008

Índices de desempenho 1


Nos cursos que apresento, procuro sempre oferecer metodologias e análises que auxiliem o livreiro a expandir sua visão do seu negócio. Muito frequentemente me dou conta que quando tento oferecer análises mais avançadas, como por exemplo venda média por metro linear ou crescimento de vendas de uma departamento frente a sua ocupação no total da loja, dados elementares não estão sendo ainda considerados por uma grande parte dos participantes.

De todos os índices de desempenho que um varejo deve observar, seja de que natureza for, não pode nunca deixar de dar atenção para a sua venda por metro2. Esta conta é simples. Basta saber a área destinada à venda da loja e dividir por sua venda média mensal. Neste cálculo não devem ser consideradas as áreas que não são usadas para exposição de mercadorias. Se uma livraria possui 140 m2, mas 20 m2 são de estacionamento e outros 20 m2 são de escritórios, a superfície de venda é de 100 m2, portanto este será o denominador da divisão. Se a loja vende em média R$ 60.000,00 por mês. Portanto venda de R$ 600,00 por m2. Ótimo. Sabemos quanto vendemos por m2, e dai o que fazemos com isso? Veremos a seguir...

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