Analytics

domingo, 18 de agosto de 2013

Show me the Money



Ainda sobre a questão dos livros digitais gostaria de acrescentar um pequeno detalhe.

O argumento da vantagem econômica para a substituição do livro pelo E-book não se sustenta. Usando o meu exemplo pessoal, se eu restringisse a leitura dos livros que compro apenas para minha esposa e filhos, o que dá um total de 4 pessoas, excluindo minha caçulinha de 4 anos que por enquanto só rabisca os livros que ganha, o valor do meu investimento em livro anualmente seria muito inferior ao gasto com e-books mais e-readers para este grupo de leitores.

Eu já fui generoso com os livros digitais ao dizer que os livros que compro só iriam ser lidos por este grupo restrito de pessoas, o que não é verdade, meus livros são compartilhados com muito mais pessoas, alguns não retornaram até hoje, mas sabe aquela expressão, compartilhar amizades não tem preço, está  incluído no pacote de viver no mundo físico.
Vou ser generoso novamente com o livro digital. Vou considerar que o investimento feito em um e-reader será válido por 2 anos. Embora saibamos que estes equipamentos, assim como nossos smartphones, após 6 meses de lançados no mercado, já estão superados pela ultima tendência, o que nos faz parecer homens da caverna usando um Sony Reader, tendo gasto quase US$ 800,00 nesta traquitana há menos de 3 anos ( experiência própria). Mas vamos manter como uma média de 2 anos para manutenção do nosso investimento.
Se cada membro da minha família continuar lendo 1 livro por mês, considerando o preço médio do livro no Brasil em R$ 33,41(Preço médio verificado pela Nielsen Bookscan Brasil) e o preço médio do E-book brasileiro que gira em torno de 30% a menos, ou seja, R$ 23,39 vamos ver o que acontece nos quadros abaixo passados 2 anos.



Neste cenário eu teria economizado R$ 233,79 passados estes 2 anos, se permanecesse nos livros tradicionais. Em valores percentuais seria o equivalente a uma economia de 7%, pouca coisa para falar a verdade, mas quando divido este valor por preço médio do livro chego à conclusão que poderia ter comprado 7 livros a mais.

No fim das contas esta discussão é uma grande bobagem, esta explanação toda é só para derrubar estes argumentos tolos que propõem o extermínio dos livros e das livrarias.
O que vale na verdade é a satisfação que se pode obter de uma forma ou de outra da leitura, não há menor dúvida que se você viaja regularmente, um e-reader com centenas de livros não estufa sua mala e ao mesmo tempo nada supera a experiência de adentrar uma livraria, percorrer prateleiras, conversar com pessoas e escolher um livro que você nem tinha pensando em comprar, mas foi atraído e seduzido por ele. Para quem não sabe mais de 70% das decisões de compra de um livro são tomadas dentro de uma loja.
Futurólogos de plantão, querem provar alguma coisa, façam as contas e abram os números, a venda de e-books no Brasil é uma incógnita total, ninguém tem números de nada, estima-se tudo.

Quer me convencer. Show me the money

Nenhum comentário: