Analytics

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Queda de braços no E-commerce brasileiro


Imagine você que sua empresa contratou um software para gestão, que é a alma de todo o seu negócio. Este sistema chamado ERP (Entreprise Resourcing Planning) controla toda sua estratégia de negócios, margens, fluxo de caixa, movimentos de entrada, saída, vendas, compras, ou seja, TUDO.
É de se supor que você, mesmo sabendo que alguns concorrentes usam a mesma ferramenta, estes não tem acesso aos seus números. E que os investimentos que você fez para que algumas funcionalidades fossem adaptadas para as necessidades da sua empresa, aquele pulo do gato que às vezes a gente tem para se diferencias dos demais concorrentes, ficassem restritos ao seu uso, concorda?

Agora imagine que você tem um grande concorrente, com grande presença no seu mercado e que briga por cada centímetro quadrado de Market Share com um apetite enorme e este concorrente vai lá e compra a empresa que faz este seu software e tem em seu domínio todas as customizações que você tão arduamente realizou, com todos os seus investimentos de tempo, inteligência e sem dúvida com o dinheiro direto que você pagou para esta empresa fazer este desenvolvimento para você.

É o que acaba de acontecer no mundo das empresas Ponto Com.

A B2W, dona das marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime e Blockbuster anunciou na semana passada a compra da Uniconsult, empresa líder no mercado de ERPs para E-commerce no Brasil. Entre os clientes da Uniconsult estão empresas como Nova.com, Wal-Mart, Dafiti e Compra Fácil, que são concorrentes diretos da B2W em vários segmentos.

Em minha opinião, quem sai mais prejudicado é a Amazon, que se estava pensando em adotar esta plataforma e ter uma solução pronta ara começar a operar desde já, vai ter que começar a procurar outra ferramenta, porque com certeza os novos proprietários do sistema SIGE, não irão aceitar vender a inteligência de negócio para o maior player mundial de E-commerce, mesmo porque a Amazon não iria mais optar por esta solução diante deste cenário.

Você que é livreiro não se deixe levar pelo  “eles que são brancos que se entendam”, coisas assim sempre tem consequências, pois pode concentrar ainda mais poder nas mãos de um único player.

Acredito que os executivos da Livraria Saraiva podem se dar uma bela garrafa de vinho, por ter decidido há muito tempo desenvolver uma solução própria.

Nenhum comentário: